quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Senhor do Capitalismo

Capitalismo que não é mais selvagem. Tornou-se civilizado e corrompeu a civilização. Dominou e escravizou aqueles que o criaram. Quer que todos se submetam a sua vontade, sejam seus brinquedos.  Pois bem. Esqueça de teus sonhos para entrar em sua roda. Dê mais valor ao dinheiro do que aquilo que compra com ele. Passe a acreditar que ajudar alguém só é possível se tiver uma certa estabilidade financeira. Nunca se contente com o teu salário. Queira sempre uma promoção em teu emprego. Aceite teu chefe falar sobre a ganância. Mas não qualquer ganância. A ganância boa (boa, dizem eles). Aquela que te faz ir para frente. Ou ir atrás. Atrás dos teus sonhos. Que não são seus, porque você já desistiu deles. Mas são os sonhos que criaram para você. Queira sempre ser o melhor no que faz. E se esqueça que, quando se torna o melhor, outras pessoas precisam, obrigatoriamente, ser piores. Mas, quando isso acontecer, coloque a culpa nelas mesmas. Afinal, não trabalharam tanto e tão bem quanto você.
Não divida nada! Se outro quiser o que você já tem, que ele faça por merecer. Se algo vier fácil é bem capaz que ele se acostume. Caso veja alguém parado em frente de casa sem fazer nada, chame-o de vagabundo. Ora, por que ele não vai trabalhar? Você trabalha o dia inteiro. Por que ele fica em casa sentado ou brincando com os filhos. Por falar em filhos... Quando tiver os seus, dê um beijo neles antes de sair de casa. Lembre-se: você tem que trabalhar hoje e vai ficar o dia inteiro sem vê-los. Quando voltar eles já estarão dormindo. Nas raras vezes que lhe sobrar um tempo, ensine-os sobre o ‘valor’ do dinheiro que você já aprendeu muito bem. Conte sobre o dia de trabalho. Eles estão muito interessados em saber da bronca que você levou hoje. Quando sair com eles e lhe pedirem alguma coisa que não pode comprar, diga que quando forem grandes e tiverem seu próprio dinheiro poderão ter o dobro daquilo que querem.
O sistema depende de você e depende que você ensine aos seus filhos. Torne-se um senhor do capitalismo. Não deixe que ele te domine. Passe a acreditar que o melhor modo de dominá-lo é esquecendo que ele te domina. Não pare para pensar. Tempo é dinheiro. Nem tente pensar. Quando tiver espaço no dia para fazer isso, estará tão cansado que vai querer dormir apenas. Acredite no que dizem: “não tem como mudar”. Você é só um. Enquanto for um dos senhores do capitalismo, o Capitalismo será teu senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário