sábado, 16 de abril de 2011

Pequeno texto sobre a existência da Burocracia e de sua utilidade

Não se admire com a palavra ‘utilidade’ no título. Bom, se a Burocracia existe até hoje é porque ela tem alguma utilidade para alguém. Mas o que ela é e para que ‘serve’? Esta palavra é uma junção de outras duas: do francês bureau, escritório, e do grego krátos, mantendo o significado de poder ou regra.  Ela é, basicamente, um sistema de hierarquia de funções. Ou seja, você não pode atravessar de A para C sem antes passar por B. Até aí tudo é lógico. Acontece que a Burocracia tem o poder de transformar isto em um caminho infinito. Você não pode atravessar de A para C sem antes passar por A/1, A/2, A/3, etc.
Mas por que todo este sistema infindável de caminhos? Talvez certas coisas sejam programadas e preparadas para não dar certo, mas com uma aparência de que tudo está ‘andando’ conforme o previsto. Ou, talvez ainda, para outras coisas é necessário um período de tempo para se encontrar uma solução. Este sistema, então, indicaria que esta solução já existe, mas irá demorar um tempo para colocá-la em prática. Isso acalmaria o reclamante até que esta solução seja realmente encontrada.  
Outro motivo para a existência da Burocracia seja, talvez, para aumentar desnecessariamente o número de pessoas em um determinado serviço. Por que deixar uma pessoa só, fazer aquilo que pode ser feito por três ou quatro? Nisso você pode dizer: ‘bom, é mais empregos a disposição. Qual é o problema nisso?’. Bom, talvez diga isso porque esteja pensando somente no individual. Portanto, agora imagine isso em uma empresa, por exemplo, e de uma maneira mais ampla: Por que deixar um único departamento fazer o que pode ser feito por três ou quatro outros departamentos? ‘Mais empregos ainda’, afirmaria você. Mas e se eu desejar colocar somente pessoas de minha “confiança” nestes departamentos? Se uma pessoa pode fazer, sem se sobrecarregar, uma determinada tarefa, o que faria o outro designado a fazer a mesma tarefa? Talvez ele realmente se esforce para honrar o salário que recebe. Ou talvez fique em seu computador jogando paciência esperando por este salário.
É claro que isso tudo é a ‘superconformidade’ na Burocracia, considerada, inclusive, uma disfunção dela. É lógico, também, que é necessária certa hierarquia na realização dos diferentes tipos de trabalho. Isso para não sobrecarregar uma única pessoa e para distinguir as funções de cada um. Mas até que ponto esta hierarquia não é usada para um propósito errado?

Um comentário:

  1. Escrever

    Sobre tudo o que a voz não diz
    Para entender, saber mais de si
    Escrever só por querer

    Escrevendo...
    Ser feliz.


    PS: Vida longa ao blogue.

    ResponderExcluir